Boletim Dominical 2382

Publicado por Marcos Aurélio Gularte de Castro em

01 de novembro de 2020 – ANO LXII Nº. 2382

“JUSTIFICADO EM ESPÍRITO”

“Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória”.

1Tm 3.16

Como o Filho de Deus a si mesmo se esvaziou ao tomar para si nossa carne (Fp 2.7), assim também manifestou-se nele um poder espiritual que testificou que ele era Deus. Esta passagem tem sido interpretada de diferentes formas, mas ficamos satisfeitos em explicar a intenção do apóstolo como a entendemos sem adicionar nada mais. Em primeiro luar, a justificação, aqui, significa um reconhecimento do poder divino, como no Salmo 51.3, onde se diz quer os juízos de Deus são justificados, ou seja, maravilhosa e completamente perfeitos. Note-se também o Salmo 51.4, onde se diz que Deus é justificado, significando que o louvor de sua justiça se exibe claramente. Assim também em Mateus 11.19 e Lucas 7.35, onde Cristo diz que a sabedoria é justificada por seus filhos, significando que neles o valor da sabedoria se evidencia. Além do mais, em Lucas 7.29 se diz que os publicanos justificavam a Deus, significando que na devida reverência e gratidão reconheciam a graça de Deus que discerniam em Cristo. Portanto, o que lemos aqui tem o mesmo sentido se Paulo dissesse que aquele que se manifestou vestido de carne humana foi declarado ao mesmo tempo ser o Filho de Deus, de modo que a fragilidade da carne de forma alguma denegriu sua glória.

À palavra “espírito” ele inclui tudo o que em Cristo era divino e superior ao homem, e isso ele o faz por duas razões. Primeira, visto que Cristo fora humilhado na carne, Paulo agora contrasta o espírito com a carne, ao exibir nitidamente sua glória. Segunda, a glória, digna do unigênito Filho de Deus, que João afirma ter visto em Cristo (Jo 1.14), não consistia de uma manifestação externa ou de esplendor terreno, senão que era quase totalmente espiritual. A mesma forma de expressão é usada no primeiro capítulo de Romanos 1.3,4: “com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor”; mas com esta diferença, ou seja, que nesta passagem ele menciona uma manifestação especial de sua glória, a saber, a ressurreição.

Calvino

João Calvino (1509-1564).


CULTO ON LINE

Estamos transmitindo nossas atividades de Adoração pelos canais Facebook e Youtube.

DOM09h30Escola Dominical
19h00Culto de Adoração
SEG14h30Reunião de Oração da SAF 
QUA07h00Reunião de Oração dos Homens 
20h00Culto de Oração em Família

A secretaria e os pastores podem ser acessados pelo celular e mídias sociais; também pode efetuar transferências bancárias para a conta da igreja referente aos seus dízimos e ofertas. Banco do brasil: Ag 1522-9 – C/C 19.916-8 – CNPJ 78.345.170/0001-03


ESCOLA DOMINICAL – LIVE

Hoje ÉTICA CRISTÃ – PB. ENÉIAS DOMINONI   

Estamos retomando a Escola Bíblica Dominical com a salas de aula presencial.
Respeitando os protocolos de segurança estabelecidos, oferecermos condições de estrutura física e logística adequadas para que as classes de ADOLESCENTES, JOVENS e de CASAIS possam ser retomadas.

ID da Reunião 8435692703 

CLIQUE NA CÂMERA PARA ACESSAR O SITE

  • Terça-feira: Classe de Casais | 20h-21h
  • Quinta-feira: Classe de Ética Cristã | 15h-16h
  • Sábado: Classe Mocidade| 10h-11h

ESCOLA DOMINCAL PRESENCIAL

ADOLESCENTES E JOVENS

Estamos retomando a Escola Bíblica Dominical com a salas de aula presencial.
Respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Município, consideramos oferecer condições de estrutura física e logística adequadas para que as classes de ADOLESCENTES, JOVENS e de CASAIS possam ser retomadas dominicalmente.


MINISTÉRIO INFANTIL e UCP

Nossas crianças estão retornando para a Escola Dominical e também para o Culto Vespertino, por conta disso, a partir deste domingo estamos, também, retomando as classes e o Culto Infantil.
É importante que você, papai ou mamãe, converse com a professora de seu filho sobre os procedimentos e condições de reinício das nossas classes.


PARE E PENSE

As proposições teológicas, pilares da Reforma Protestante, são os chamados Cinco Solas – frases latinas que surgiram para enfatizar a diferença entre a teologia reformada protestante e a teologia católica romana. Sola, vem do latim e significa “somente” ou “apenas”.

Os cinco solas são:

Sola Fide (somente a fé): este princípio afirma que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé, sem o acréscimo das obras do mérito humano e, por meio dele, a tradição reformada é sustentada.

Sola Scriptura (somente a Escritura): A Escritura é a única regra de fé e prática da igreja e o protestantismo aceita doutrinas de sua inspiração, autoridade, inerrância, clareza, necessidade e suficiência. Somente as Escrituras são o fundamento da teologia reformada.

Solus Christus (somente Cristo): como forma de reação dos protestantes contra a igreja católica secularizada e contra os sacerdotes que afirmavam ter uma posição especial e serem mediadores da graça e do perdão por meio dos sacramentos que ministravam. A reforma defendeu que tal mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade e o tema central da reforma protestante.

Sola Gratia (Somente a Graça): Além de a graça ser um dos atributos de Deus é, também, o próprio Cristo (em sua encarnação) e é o Espírito Santo quem aplica a graça ao coração do pecador. A graça comum é comunicada a todos os homens, indistintamente. Mas, graça especial é soteriológica (salvadora) e por meio dela que o homem é salvo, quando há a comunicação da salvação de Deus ao pecador. “Sola gratia” diz respeito a tudo que o homem possui (graça comum) e, em especial, à salvação que é dada pela graça somente. Graça especial somente, por meio da qual o homem é escolhido, regenerado, justificado, santificado, glorificado, recebe dons espirituais, talentos para o serviço cristão e as bênçãos de Deus.

Soli Deo Gloria (somente a Deus a glória): este pilar da teologia reformada afirma que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus.


ANIVERSARIANTES

DESTA SEMANA
5-Ivan José Euclides
5-Nilsa Bonato Trevisan
5-Samuel Faggioni Pereira
6-Elionara Rodrigues de Morais
7-Milena Monteiro Alves de Araujo
7-Thayanne de Assis Lima Bello
7-Júlia Agatha Behrens de Oliveira

DA PRÓXIMA SEMANA
9-Otavio Henrique de Oliveira
12-Rosi Biali


MOTIVOS DE ORAÇÕES

Saúde: Rev. Alvehy, Marilda, Leila; Pb. Geraldo; Ignês; Maria Lina; Josefa, Pb. Adolfo; Onésimo, Sonia, Francisco, Marcolina, Aline; Omari e Thiago, avô e primo da Carolina Mongruel.

Igreja: Presbíteros, Diáconos, UCP, UPA, UMP e SAF, Min. Masculino, Min. de Casais, Professores da Escola Dominical, pelos membros da Igreja e seus familiares, comunhão, formação e crescimento espiritual da família da fé.

Obreiros: Rev. Levy e família, Rev. Renato Outeiro e família, Rev. Ricardo Cassab e família, Rev. Ricardo Morais e família, Rev. José Barros e família; Rev. José Rodrigues e família; Seminarista Jackson e família.


ESCALA DE OFICIAIS E MINISTÉRIOS

DATADIÁCONOSPRESBÍTEROS
HojeValter/Diego/FabricioTodos

AGENDA SEMANAL

Domingo09h30Escola Dominical
19h00Culto vespertino (Presencial/Online)
Segunda-feira14h30Reunião de oração – SAF (Online)
Terça-Feira19h30Curso da Universidade da Família (Presencial)
19h30Ensaio do Coral Jan Frederik (Suspenso)
Quarta-Feira07h00Reunião de oração – Homens (Presencial/Online)
14h30Trabalhos manuais – SAF (Suspenso)
20h00Culto de oração pela família (Online)
Quinta-Feira17h00Ensaio do Coral Jan Frederik (Suspenso)
17h00Ensaio do ministério de louvor (Suspenso)

ATENDIMENTO DA SECRETARIA

Segunda a sexta-feira
das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30
Contatos: 3242-1115 WhatsApp: 99139-6133
e-mail: secretaria@ipsj.org.br / ipbsilvajardim@hotmail.com


DÍZIMOS E OFERTAS

Esta igreja subsiste com doações, através de dízimos e ofertas, que irmãos e irmãs dedicam ao Senhor da Igreja. Convidamo-lo a participar desta obra que é santa. Conta corrente da igreja: BANCO DO BRASIL: Ag 1522-9 – C/C 19.916-8 – CNPJ 78.345.170/0001-03



CULTO MATINAL – 09h30min

Piano: Netto Martins

Prelúdio Projeção
Oração de Chegada
ADORAÇÃO
Leitura bíblica: Salmo 93
Hino N° 11 – “Trindade Santíssima”
Oração de adoração
LOUVOR
Cânticos Espirituais
• “Maranata”
• “Aqui Viemos Te Adorar”
• “Maravilhosa Graça”
CONTRIÇÃO
Leitura Bíblica: Salmo 32.1-5
Oração Silenciosa
Coral Jan Frederick: “Com a minha voz clamo ao Senhor”
Oração de Contrição
PALAVRA PASTORAL: 1 Pedro 1.13-16
Coral Jan Frederick: “Digno é o Cordeiro”
Santa Ceia
Cântico: “Deus Enviou”
CLASSE EBD – TEOLOGIA BÍBLICA: Pb. Rogério Donato Kampa
Oração e Bênção

CULTO VESPERTINO – 19h

Prelúdio Projeção
Oração de Chegada
ADORAÇÃO
Leitura bíblica: 1 Pedro 2.1-10
Hino N° 132 – “Vivificação”
Oração de adoração
LOUVOR
Cânticos Espirituais
• “Jesus Cristo Mudou Meu Viver”
• “Pelo Senhor Marchamos”
CONTRIÇÃO
Leitura Bíblica: 1 Pedro 4.1-6
Oração Silenciosa
Coral Jan Frederick: “Com a minha voz clamo ao Senhor”
Oração de Contrição
LOUVOR
Cânticos Espirituais
• “Os Reis da Terra”
• “Deus Está Presente”
Oração de louvor
EDIFICAÇÃO
Mensagem: 1 Pedro 1.16-21
SACRAMENTO
Coral Jan Frederick: “Digno é o Cordeiro”
Santa Ceia
Cântico: “Deus Enviou”
Oração e Bênção


DEPARTAMENTOS

EQUIPE PASTORAL
Rev. Levy Correa de Oliveira 98868-7530
Rev. Renato Outeiro da Cruz 99619-4114
Rev. Ricardo Cassab 99911-6371
Rev. Ricardo Tavares de Morais 99884-0017
Rev. José Barros Filho (Emérito) 99601-3512
Rev. José Rodrigues de Oliveira Filho (Pastor Fraterno) 99117-4199

PRESBÍTEROS
Cyro Fausto Tortato 99961-9891
Edemilson Mainardes Gonçalves (secretário) 3339-2369
Enéias Dominoni (tesoureiro) 3324-2373
João Arivaldo Nunes Rocha 3203-1484
Josué Hioki 99950-5216
Rogério Donato Kampa (vice-presidente) 3243-5914
Valdevino J. P. Boaventura 99176-2611

JUNTA DIACONAL
Diáconos
Ari Aldo Araújo 98766-9451
Diego Rodrigues Balbueno 99728-0355
Eduardo Bergonse Pereira 99257-2072
Érick Rodrigues Reis Coelho 99922-2272
Fábio Rocha (vice-presidente) 99973-4663
Lucas Henrique Farias Silva 99500-1970
Manassés Tessari (Presidente) 99113-4969
Marcos Ferreira da Costa 99829-5321
Rivan Henrique Belo 99918-6685
Valter Cesar da Silva 99718-4049
Walter Vicente dos Anjos 99164-6494
Wilson Christian 99801-6285
Auxiliar de Diaconia
Fabrício A. Kluthkowski 99967-0795

SOCIEDADES INTERNAS
UCP Pb. Edemilson Gonçalves 99887-1068
UPA Rev. Renato Outeiro 99619-4114
UMP Rev. Renato Outeiro 99619-4114
SAF Marilda O. Vallim Mota 98515-1954
ESCOLA DOMINICAL Pb. Cyro Tortato 3022-0892

MINISTÉRIOS
Casais Rev. Ricardo Morais e Maura
Coral Jan Frederik Regente Netto Martins
Ensino Rev. Levy Correa de Oliveira
Infantil Samyra Haddad Tortato
Louvor Diácono Jefferson Bueno
Masculino Pb. Enéias Dominoni
Ornamentação Rosi Biali
Transmissão Online Anderson Berto Amback

EVANGELIZAÇÃO E MISSÕES
Congregação Betel
Rua Nelson Ferreira Luz, 261, Campo Comprido 3274-1119
Seminarista Jacson Ferreira da Silva 99613-5203

Parcerias Missionárias: Rev. Fábio Diniz (Espanha); Tibério e Masha
(Rússia); Rev. Wladimir de Lima; Gideões Internacionais; Igreja
Presbiteriana de Piraquara – Rev. Luís Henrique e Igreja Presbiteriana de
Almirante Tamandaré – Rev. João Acir.

Categorias: Boletim

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *