O que é ser um diácono na IPB?

O que é ser um diácono na IPB?

Nosso Senhor Jesus Cristo, como Rei e Cabeça de sua Igreja, foi servido que nela houvesse “socorros” ou diáconos que tivessem a seu cargo especial o socorro dos necessitados.

Vê-se da Sagrada Escrituras que a princípio os mesmos  apóstolos tinham a seu cargo todos os negócios temporais da igreja, visto como era a seus pés que se depositava o preço do que se vendia com o fim de ser esse produto empregado no suprimento das necessidades individuais dos cristãos. Lê-se em Atos 4:34,35; “Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. ”

De Atos 6:1-6 vê-se, porém, que tendo crescido o número de discípulos e havendo se suscitado uma murmuração dos gregos contra os hebreus porque suas viúvas eram desprezadas no serviço diário, os doze, convocando a multidão dos discípulos, os convidaram a que escolhessem de entre si sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, a quem constituíssem sobre esse negócio.

Diz a Escritura que este discurso agradou a toda a multidão e que, eleitos sete varões, foram estes apresentados aos apóstolos, que, orando, lhes impuseram as mãos.

Tal foi a origem do diaconato na Igreja Cristã.

Que este oficio continuou a ser considerado necessário e importante na igreja, prova-o o fato de ser dirigida uma epístola por Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos (juntamente) com os bispos e diáconos e assim também a descrição de suas qualificações em Atos 6:3 e 1Timóteo 3:8-10,12,13. No primeiro destes lugares lê-se que os diáconos sejam de boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria; e em 1Timóteo: “…quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato….O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.”

Compete, pois, aos diáconos: 1º) Receber e guardar fielmente as ofertas da igreja para os pobres e para outros fins piedosos. 2º) Distribuir estas ofertas segundo o desígnio da igreja e as necessidades dos pobres. 3º) Zelar pela boa ordem no serviço divino e pela decência, limpeza e ordem no templo e suas dependências. No desempenho do seu ofício eles são sujeitos à direção do Conselho de sua igreja.

Os diáconos, portanto, são na igreja os ministros da distribuição e caridade fraternal, e da ordem do culto.

Horários de Culto

Culto em Coreano

11:30h

Escola Dominical

09:30h às 11:30h

Atendimento da Secretaria

Segunda a Sexta das 08:30h às 12:30h - 13:30h às 17:30h

ipbsilvajardim@hotmail.com

Av. Silva Jardim, 4155 - Seminário, Curitiba - PR, 80240-021

(41) 3242-1115 / (41) 9139-6133

Redes Sociais

IP da Silva Jardim: Escola Bíblica Dominical: