Nossa História

IPB Silva Jardim atualmenteEm Curitiba, à Avenida Silva Jardim 4155, há um templo de estilo sóbrio, projeto do arquiteto Leo Linzmayer. É a IP Silva Jardim – símbolo da fé cristã em nossa cidade, e do esforço e união de muitos, empenhados na proclamação dessa mensagem: “Quem Salva é só Jesus”.

Hoje congregamos nesse Templo, que tem certa imponência, mas o começo não foi assim.

Um começo pode ser sem pompas…

Muitos dos grandes rios também começam assim – uma vertente tímida que ganha volume, gradativamente, até se tornar caudalosa.

Tão importante como o início, e como o processo de crescimento e formação, é o fim a que se destina. Passo a passo, a fragilidade inicial se fortalece, ganha volume e, passa de dependente, ao status de protetora. Consegue promover mudanças, estender seu alcance, ser origem de novos rebentos.

Isto é o resultado da obra do Espírito Santo, operando através de homens que trabalham em conjunto, demonstrando, mais uma vez, que aquilo que fazemos unidos num mesmo propósito nos torna mais fortes, mais irmãos.

Surge assim um novo templo. Simples, no seu estilo, mas grande no seu significado. Sua presença nos comunica a impressão da dignidade que independe de aparato, porque brota do fato de simplesmente cumprir seu papel, o qual supõe muito mais que proteção das intempéries, mas ser o quieto cenário dos inumeráveis acontecimentos das vidas daqueles a quem acolhe. Testemunha silenciosa de: dramas, celebrações, acolhidas, despedidas, confidências, confissões, preces, choros, risos, congratulações, cantos de vitória, louvor… todos esses fatos que compõem a vida, que a faz digna desse nome, e que por diferentes motivos, tiveram aqui sua foz.

Templo! …Abrigo precioso, que armazena em si nossas mais caras memórias, faz parte nós.

Não será esquecido!

IPB Silva JardimAssim foi, nosso 1º Templo, que acolheu inicialmente uma congregação que surgira, neste local, sob um bosque de amoreiras.

Chamaram-na “Congregação Capão das Amoras”. Surgiu graças à visão de Luiz Lens de Araújo Cézar, à época, Pastor da 1ª I P de Curitiba. Em setembro de 1926, voltando da visita a um amigo, passou pela região e vislumbrou estabelecer ali, um ponto de pregação. Ao encontrar-se com seus pares, na Igreja que pastoreava, desafiou-os a empreender com ele, essa obra. Após orarem a respeito, dirigiram-se ao local.

Iniciaram cantando hinos. Suas vozes atraíram pessoas, que se uniram a eles. Entusiasmado, Reverendo Luiz L. A. Cézar, num púlpito improvisado com uma tina de lavar roupa, emborcada, (cedida por uma moradora), fez ali, seu primeiro sermão.

A salvação em Cristo Jesus foi anunciada, nesta e, em muitas outras ocasiões, repetidas semanalmente, por seis anos. Mais pessoas vieram; um grupo assíduo, de em média 80 pessoas, se formou. Surgiu ali uma Igreja, na acepção real do termo, e por seis anos existiu assim, “sem teto”. Viveu ao relento, mas nem por isso se enfraqueceu.

Em 1933, o arquiteto Celso Vianna, produziu o projeto de um templo e coordenou sua edificação. A jovem Congregação do Capão das Amoras, ganhou “casa própria”, e nela habitou por sessenta e seis anos. Cresceu em número. Fortaleceu-se. Amadureceu.

Essa Congregação desde o início manifestou fé robusta, e inegável vocação missionária. Em 1955, as Sociedades Internas: UMP e SAF foram criadas ali.

Era o começo de IP Silva Jardim, originada da 1ª Igreja Presbiteriana de Curitiba.

Em 9 de agosto de 1958, em culto vespertino, com a presença de Comissão nomeada pelo Presbitério de Curitiba, é autorizada a organização da 2ª Igreja Presbiteriana de Curitiba, hoje IP Silva Jardim.

Nessa ocasião foram arrolados 48 membros comungantes e 28 não comungantes.

Inicialmente recebeu o nome de 2ª Igreja Presbiteriana de Curitiba. Em 1963 o nome da Igreja, em Assembleia Geral, é alterado para – Igreja Presbiteriana Silva Jardim.

É inaugurada também, e inicia seu funcionamento nas dependências da IP Silva Jardim, uma escola que oferecia: Jardim de Infância, Curso primário, Curso de Artes Industriais. Muitos moradores da comunidade, à época, foram beneficiados pelos cursos ali oferecidos.

Após esse período houve necessidade da construção de um novo “abrigo”. O conjunto de membros pôs-se em ação. Produziu um novo Templo.

Há 22 anos atrás, neste mesmo local, um edifício gradualmente surgia. Era o início da construção do referido Templo da IP Silva Jardim, empenho de muitas mentes, movidas por uma necessidade: substituir o antigo templo de madeira em estilo neogótico, projeto do arquiteto Celso Vianna, e plantado ali em 1933. O velho edifício, corroído pelo tempo, já não atendia o fim a que era destinado.

Nosso primeiro Templo, foi então, removido para o Bosque Alemão, tombado pela Prefeitura de Curitiba, e representa a contribuição alemã e dos reformadores, à formação da cultura curitibana.

O trabalho intensifica-se, e em 1997, inauguram-se as dependências do novo Templo da IP Silva Jardim. No período 2001-2004 também foi inaugurado o prédio da Escola de Educação Bíblica D. Florência Withers Rodbard, e adquirido o espaço que hoje constitui o estacionamento da IP Silva Jardim.

O Salão Social e anexos da IP Silva Jardim, são inaugurados em 2005, completando-se assim o seu projeto. A I P Silva Jardim, prossegue dando frutos. Aqui foram produzidos pastores, que hoje pastoreiam Igrejas em diversos bairros de Curitiba. Há 3 Congregações: Betel, Almirante Tamandaré e Vila Icaraí mantidas pela I P Silva Jardim.

Missionários, no Brasil e no exterior, dela recebem contribuição. Seis Igrejas sólidas surgiram, graças ao trabalho feito aqui. A IP Silva Jardim tem dado expressiva contribuição para a expansão do Presbiterianismo em nossa cidade, formando Pastores para o Presbitério de Curitiba, organizando Igrejas para o Sínodo de Curitiba, produzindo lideranças que atuam tanto no Sínodo como na Igreja Nacional. Essa é a nossa história. “Pela fé bíblica sabemos que a história é a tela onde Deus registra seu plano e seu propósito.

O centro daquele plano é Cristo, fonte de redenção de toda a ordem criada. É Deus quem dá significado e unidade a todo o evento da história. Nada é sem propósito. Porque a história é trabalho artesanal de Deus, no qual Cristo terá supremacia em todos as coisas”. Os que fomos incluídos nessa história, através do tempo, sentimo-nos no dever de cooperar, de algum modo, agregando à obra aqui edificada contribuição útil para expansão do Reino de Deus sobre a Terra. Assim, todas as vezes que nos reunimos neste Templo para adorar, edificar-nos e fortalecer-nos na fé, antes de “partir para servir”, temos ocasião de nos lembrar que ele é símbolo de um edifício imaterial, formado por vidas trabalhadas pelo Espírito Santo.

Acolher os que chegam, é para nós alegria e galardão. Ser partícipes dessa obra, um privilégio. Nosso maior anseio: ser fiéis ao evangelho aqui pregado, vivendo-o integralmente em cada detalhe de nossas vidas. A Deus que, forjou para Si a IP Silva Jardim, partindo de um grupo de pessoas reunidas sob as árvores do “Capão das Amoras”, toda a glória. Angelina Amado Guedes.

Presidente SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina Silva Jardim

Horários de Culto

Culto em Coreano

11:30h

Escola Dominical

09:30h às 11:30h

Atendimento da Secretaria

Segunda a Sexta das 08:30h às 12:30h - 13:30h às 17:30h

ipbsilvajardim@hotmail.com

Av. Silva Jardim, 4155 - Seminário, Curitiba - PR, 80240-021

(41) 3242-1115 / (41) 9139-6133

Redes Sociais

IP da Silva Jardim: Escola Bíblica Dominical: